Assis, Sábado, 20 de Abril de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Equoterapia

CENTRO DE EQUOTERAPIA “Thomaz Longhini Schincariol” EQUOTERAPIA

O Centro de Equoterapia “Thomaz Longhini Schincariol” é mantido pela Secretaria Municipal da Educação, coordenado pelo Departamento de Educação Especial.

É localizado nas dependências da FICAR (Parque Jorge Alves de Oliveira). O atendimento acontece de segunda às sextas-feiras, no período da manhã das 7h às 12 h e à tarde das 12h30 às 17h30.

 

O trabalho é realizado através de método educacional, visa atender no programa de Educação/Reeducação, voltado para um atendimento que o cavalo atua como instrumento pedagógico que serve para estimular e complementar os trabalhos dos alunos observando a faixa etária ou fase escolar, buscando atender de maneira global os comprometimentos do processo educacional.

Os atendimentos são ofertados aos alunos das salas regulares do Ensino Municipal de Assis com indicação à Equoterapia pelas Unidades Escolares com avaliação da equipe interdisciplinar do Centro de Equoterapia e do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Assis, em sessões individuais e coletivas, com duração de 45 minutos, utilizando atividades escolares, objetivando trabalhar as dificuldades resultantes do processo ensino-aprendizagem na abordagem interdisciplinar e com plano individualizado, desde que antes este aluno passe por uma avaliação médica atestando condições físicas de saúde para os exercícios com o cavalo.

Educação / Reeducação Definição: este programa é aplicado na área educativa. Neste caso o praticante tem condições de exercer alguma atuação sobre o cavalo e conduzi-lo, dependente em menor grau do auxiliar-guia e do auxiliar - lateral. Prefeitura Municipal de Assis Assis Paço Municipal “Profª Judith de Oliveira Garcez” SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Ed. “Prof. Nicanor Luciano Gomes” A ação dos profissionais no programa de educação/reeducação deve ser programada por toda a equipe, segundo os objetivos a serem alcançados.

O cavalo propicia benefícios pelo seu movimento tridimensional e multidirecional, e os praticantes passam a interagir com mais intensidade. Os objetivos do programa de Educação/Reeducação são:

- Ajuste tônico

- Controle de tronco

- Alinhamento corporal

- Equilíbrio

- Locomoção

- Braquiação ou suspensão

- Preensão

- Atenção Compartilhada

- Noção de corpo

- Lateralização

- Orientação Espacial

- Orientação Temporal

- Percepção

- Aquisições auditivas simbólico verbais

- Funções executivas

- Atenção sustentada

- Atenção Seletiva

- Autoestima

- Autoconfiança


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados