Assis, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Estimulação Pedagógica

ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA

O objetivo do trabalho é melhorar o desempenho de crianças que apresentem dificuldades e sanar eventuais lacunas nas áreas cognitivas e de linguagem, para que o rendimento e a aprendizagem se concretizem em sala de aula. Algumas escolas funcionam como pólos de atendimento, em horário inverso ao da freqüência destes alunos.

As crianças são divididas em turmas conforme o local que estudam, pois são atendidos em escolas pólos próximos às suas residências. Especificamente a Estimulação Pedagógica acontecerá com atividades em grupo e eventualmente, quando necessário, individualmente.

Para os atendimentos são utilizados jogos, músicas, brincadeiras, atividades diversificadas, exercícios específicos e uma gama variada de metodologias, conforme a necessidade e lacuna identificada em cada educando.

Através destas metodologias, visará desenvolver as habilidades necessárias a uma melhora na aprendizagem deste educando. Será trabalhada na criança sua psicomotricidade através de atividades envolvendo movimento, orientação espaçotemporal, coordenação motora, lateralidade.

A área da percepção será estimulada, usando jogos e brincadeiras que desenvolvam a concentração, atenção, imaginação, criatividade, memória imediata e não-imediata. A estimulação do raciocínio lógico far-se-á através de exercícios específicos, jogos desafiadores que propiciarão a busca de novas estratégias, aprendizagem das noções matemáticas (formas, tamanho, quantidade, posição, espessura, reversibilidade) e de uma maior eficiência na resolução dos cálculos e situações-problema.

Exemplos: Desafios matemáticos, seqüências lógicas, jogo da Senha, dominó, bingo, etc. A linguagem e a expressão corporal serão abordadas e estimuladas através do uso de diversos tipos textuais, teatros de fantoches e dramatizações, músicas, relatos de suas próprias vivências, caça palavras, jogo da forca, montagem de histórias, etc.

Buscando com tais atividades uma ampliação do vocabulário, clareza na interpretação e sequenciação correta de fatos e acontecimentos.


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados