Assis, Domingo, 03 de Novembro de 2024
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História

O início da relação entre Assis e a educação infantil municipal pode ser resumido em apenas duas palavras: pioneirismo e ousadia. Analisando as necessidades educacionais de seus jovens habitantes, durante a gestão do prefeito José Santilli Sobrinho, o município decidiu inovar e criou o Ensino Infantil Oficial, um dos primeiros no estado de São Paulo.   

No ano de 1984, foram instaladas na cidade as primeiras unidades de ensino infantil, que ganharam o nome de Setores Municipais de Educação Infantil de Assis, os SEMEIAS. A maioria deles, no entanto, não apresentava boa infra-estrutura e funcionava em condições precárias, usualmente em espaços públicos.

Alguns tiveram de ser implantados em locais cedidos por igrejas e comunidades de bairros, para que pudessem atender, preferencialmente, a periferia da cidade. Dos SEMEIAS, originaram-se as EMEI’s e EMEIF’s, que juntas constituem o ensino municipal de Assis, atualmente.

No final da década de 1990, a Secretaria Municipal da Educação ampliou o número de atendimentos do ensino infantil de algumas escolas, transformando-as em Escolas de Ensino Fundamental, que, juntamente com grupos escolares tradicionais da cidade, constituíram as EMEIF’s.

A partir de 1999, de maneira gradativa, todo o ensino de primeira à quarta série foi municipalizado. Nos dias atuais, a rede municipal de ensino de Assis possui 29 unidades escolares, que atendem cerca de 10 mil crianças no ensino infantil e fundamental. Ao todo, disponibiliza à população, 11 unidades de creches municipais, distribuídas por diversos bairros da cidade.

Como determina a Lei de Diretrizes e Bases – LDB, a faixa etária atendida se estende dos 0 aos 3 anos de idade e a creche é responsável pela primeira fase da Educação Básica. Desde 1999, o atendimento de crianças em creches também passou a ser gerenciado pela Secretaria Municipal da Educação. Dessa forma, as creches foram aprimoradas e transformadas em espaços educativos, deixando de lado o caráter assistencialista muitas vezes vinculado a esta modalidade de ensino.

Em nossas creches, a criança participa de uma série de atividades educativas a partir do momento em que são entregues pelos pais. Noções de higiene pessoal, musicalização, a ‘Hora do Conto’, jogos pedagógicos e trabalhos relacionados à arte e recreação, entre outras atrações, integram a programação.

Cada creche dispõe de cozinha própria e as refeições são preparadas sempre com a utilização de alimentos naturais, proporcionando uma dieta balanceada, de acordo com os requerimentos nutricionais diários estabelecidos para a faixa etária da criança.

A partir do início de 2009, a Secretaria Municipal da Educação de Assis alterou significativamente sua filosofia de trabalho. De maneira humanizada, a instituição tem enfocado o aluno como centro dos processos educativos, primando pela eficiência dos processos de ensino e aprendizagem e contribuindo para o crescimento pessoal e social dos habitantes do município.


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