Assis, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Departamento de Educação Especial da SME enaltece data nacional da luta das pessoas com deficiência

21/09/2018

“A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora.
O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença!”.

Com a reflexão da educadora, Maria Teresa Eglér Mantoan, a Secretaria Municipal da Educação – (SME), em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído pela Lei n.º 11.133/2005, celebrado nesta sexta-feira, 21 de setembro, destaca a importância das ações de integralização dos alunos municipais com deficiência física na sociedade de maneira igualitária, sem preconceitos, realizadas no município de Assis através do Departamento de Educação Especial.

Entre as ações realizadas pelo departamento destacam-se os projetos Golfinho - Natação Adaptada, Equoterapia, o Centro Fênix de Educação para Autista e as Salas de Recursos destinadas a alunos com deficiências auditivas, intelectuais, físicas, múltiplas, visuais e alunos com TEA - Transtorno do Espectro Autista.

Atendimento e ações desenvolvidas nos projetos de Educação Especial do Município de Assis:

O Centro Fênix - Educação para Autistas atende 53 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. O trabalho do Centro consiste no desenvolvimento físico, pedagógico e de socialização.

O Projeto Golfinho - Natação Adaptada atende 67 alunos da Educação Municipal em uma abordagem pedagógica nas indicações de transtornos de atenção e hiperatividade – (TDAH), deficiência intelectual, física ou sensorial.

O Projeto Equoterapia atende cerca de 100 praticantes através do método educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de alunos da Rede Municipal com deficiências e Transtorno do Espectro Autista – (TEA) e outros transtornos.

Fonte: #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã