Assis, Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2020
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Início do Ano Letivo 2020

10/01/2020

Início do Ano Letivo 2020

 

A Secretaria Municipal da Educação de Assis informa que terá início do ano letivo no dia 06-02-2020 para toda a Rede Escolar Municipal de Assis, porém serão realizadas atividades de planejar as atividades de acolhimento de estudantes, pais, professores e funcionários, com especial atenção aos novos integrante, acolhendo todos os integrantes da equipe escolar antes do início das aulas (dia 05 de fevereiro de 2020), se não a equipe gestora acolherá juntamente com os alunos, no primeiro dia, com atividades interativas e culturais.

O acolhimento é uma prática relevante na rede municipal, constituindo um princípio básico para estabelecer qualquer prática educativa.

Podemos observar esta relevância na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, ao reconhecer que a Educação Básica deve propor-se à formação e ao desenvolvimento global do estudante, que considera essencial compreender a aprendizagem como processo que deve apoiar o aprimoramento das capacidades de agir, pensar e atuar no mundo. Com essa intencionalidade, é importante considerar a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento global, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva.

Assim, a Educação Integral dos estudantes significa assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento plenos, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades.

A ação do acolhimento deve ser entendida como uma estratégia que dá início às práticas pedagógicas alicerçadas nos princípios da educação integral. Cultivada entre os estudantes, familiares e servidores de modo que possam, desde o primeiro contato, perceber as oportunidades que a escola oferece, permitindo a integração e a convivência social de todos, a partir do diálogo e trocas de experiências.

O acolhimento é fundamental para o processo de ensino e aprendizagem, deve se traduzir em atividades durante todo o ano, também em atividades no início do ano letivo, não se caracterizando em uma ação isolada, devendo, especialmente, envolver os novos estudantes, professores, funcionários, familiares/responsáveis e comunidade. Acolher é uma responsabilidade de todos, contudo a equipe escolar tem um importante papel para que todos estejam envolvidos e dispostos ao ato de acolher.

Para chegar no dia 06/02/2020 com a equipe formada, estaremos em um grande cronograma de ingresso de cargos:

Estão programadas mais chamadas para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Agente Escolar durante o ano.
Também no dia 05/02 durante todo o dia estão programadas atribuições para professores temporários, com cronograma a ser divulgado na última semana de janeiro, lembrando que esses professores deverão providenciar para esse dia:

I – Documento original de identificação oficial com foto. 
II - Comprovante de sua graduação original.
III - Atestado médico admissional atualizado original.
IV – O docente que já tenha classes/aulas atribuídas deverá apresentar o horário com todas as aulas já atribuídas em todas as Unidades Escolares, elaborado pela Unidade Sede de Controle de Frequência. No caso de acumulação de cargos, deverão ser apresentados os horários do outro cargo. 
V - O docente da disciplina de Educação Física deverá apresentar o original e cópia da prova do registro profissional atualizado obtido no Sistema CONFEF/CREF, de acordo com o artigo 1º da Lei nº 9.696/98 (§ 2º do artigo 7º da Resolução SME nº 05/2019).

SME - SUPERVISÃO  DE ENSINO.

 

 


 


Fonte: SME


Cardápio

VÍDEOS

FOTOS

Projeto Conhecendo Histórias


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2020 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados