Assis, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

COMUNICADO SME

13/03/2020

COMUNICADO SME

A Secretaria Municipal da Educação – SME informa suas Unidades Escolares que em relação à pandemia do COVID-19 (Coronavírus) acompanha as orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Assis (SMS), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SP), que por sua vez, cumpre também as recomendações da Secretaria Estadual da Saúde.

Tais recomendações estão elencadas no informativo encaminhada na quinta-feira, 12, aos dirigentes de ensino das cidades do Estado de São Paulo, com cinco orientações a serem seguidas:
“1. Devemos reforçar o protocolo de “etiqueta respiratória”, os procedimentos de limpeza das superfícies nas escolas e a higienização das mãos de estudantes e servidores da educação com água e sabão e/ou álcool gel a 70%.

2. Todas as unidades escolares continuam orientadas a cumprir os 200 dias de efetivo trabalho escolar, conforme calendário escolar atual. Todas as escolas devem continuar suas atividades normalmente.

3. Segundo informe da Sociedade Brasileira de Infectologia de 12/março, “Neste momento da epidemia no Brasil não está recomendado fechar escolas ou faculdades ou escritórios. […] Nas crianças, a COVID-19 tem se apresentado de forma leve e a letalidade é próximo a zero”.

4. Conforme Portaria Nº 356, do Ministério da Saúde, “qualquer medida de isolamento somente poderá ser determinada por prescrição médica ou por recomendação do agente de vigilância epidemiológica”. Caso se apresentem sintomas como febre, tosse e dificuldade de respirar, procurar o serviço de saúde mais próximo. Para mais informações, acesse: http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

5. Havendo qualquer mudança no panorama atual, a rede será comunicada quanto às ações necessárias”.

Deste modo a Secretaria Municipal da Educação - SME reitera que todos sigam as orientações de prevenção elencados nos sites oficias disponíveis.
Segue também em anexo, para ciência das equipes gestoras das escolas o parecer técnico do Coronavírus, expedido pela Secretaria Municipal da Saúde de Assis (SMS).

Fonte: SME