Assis, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Formação de Educadores aborda competências socioemocionais na prática docente

12/06/2020

Formação de Educadores aborda competências socioemocionais na prática docente

O aperfeiçoamento aconteceu por videoconferência, respeitando as questões do isolamento social e o cuidado com a saúde dos profissionais da Educação Municipal.

Na última quarta-feira, 10, a Secretaria Municipal da Educação – (SME), realizou em parceria do Grupo Centro de Educação Superior Continuada - CESC Cursos, o primeiro de quatro módulos do curso de “Aperfeiçoamento em Competências Socioemocionais”, destinado aos diretores, vice-diretores, coordenadores e supervisores da Rede Municipal de Ensino de Assis.

O curso em sua integralidade objetiva a capacitação dos educadores, promovendo cultura de empatia, solidariedade, cooperativismo e integração com toda a rede escolar.

A proposta é capacitar para uma comunicação efetiva entre a equipe da gestão escolar, pais e alunos da escola, considerando que as competências sociemocionais compõem as principais abordagens da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, na formação integral do sujeito.

O primeiro módulo foi realizado por videoconferência pela professora Letícia Mayra Semenzato, e tratou do tema Autoconsciência, trazendo ao debate as questões: Quem sou eu? Identificar emoções e pensamentos, Identificar e reconhecer limitações e valores, Autocuidado, As emoções o aprender e o ensinar, Quais minhas competências e habilidades como gestor? Habilidades necessárias para gerir o ambiente escolar, Liderança, autoridade e autoritarismo.

Os próximos módulos irão abordar respectivamente  Autogerenciamento, Relacionamento Interpessoal e Tomada de Posição.

A parceria entre o CESC Cursos e a SME destinará o aperfeiçoamento a demais categorias do ensino municipal, como os professores da rede, de forma gratuita a todos os participantes.

A secretária da Educação, Dulce de Andrade Araujo agradeceu a equipe pedagógica da pasta, departamentos e aos supervisores de ensino pela iniciativa, bem como ao CESC Cursos, por prestigiar os educadores com temas tão atuais e necessários, considerando o momento que todos enfrentam.

“A experiência visa dar sustentação àqueles que vivem a rotina  escolar, pois a escola é o local onde a comunicação e as relações carecem de especial cuidado”, acrescentou a secretária.

Fonte: #SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã