Assis, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Com presença da primeira-dama, projeto “Visão do Futuro” encerra testes de acuidade visual

08/05/2023

O teste de acuidade visual realizado na EMEIF Prof. Milton Rocha encerrou uma das etapas do projeto, que se tornou referência na cidade e garantiu óculos gratuitos para alunos da rede municipal com problemas de visão.

Na manhã da última sexta-feira, 05 de maio, foi realizado o último teste de acuidade visual do projeto “Visão do Futuro” na Emeif Prof. Milton Rocha. O teste contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Barreto Fernandes, que também é idealizadora do projeto.

A iniciativa tem como objetivo realizar um trabalho preventivo para crianças do primeiro ano da rede municipal de ensino, onde os alunos são submetidos a testes de visão, realizados em várias etapas, e depois encaminhados adequadamente de acordo com a questão apresentada na visão, como óculos de grau ou cirurgias, caso necessário.

Desde o seu lançamento, de 2017 a 2022, mais de 6084 crianças foram atendidas, das quais 1514 passaram por consulta e cerca de 971 receberam os óculos gratuitamente. Só neste ano mais de 1000 mil crianças passaram pelo teste nas 19 escolas municipais (EMEIFs). Os estudantes que apresentarem algum tipo de problema, são cadastrados no sistema da Secretaria Municipal da Educação e posteriormente são encaminhadas para uma equipe médica especializada.

Os alunos participantes do projeto têm desde os exames até a produção dos óculos de forma gratuita, com transporte e lanches incluídos. Além disso, o projeto também oferece cirurgias gratuitas.

Em visita à escola, a primeira-dama, Luciana Fernandes, destacou a importância do projeto e da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria da Saúde, FEMA com os cursos de Medicina e de Enfermagem e órgãos privados, tais como a Credicana, Óticas Carol e o Instituto de Olhos de Assis (IOA).

“Estou muito feliz em participar deste último teste de acuidade feito pela ‘Visão do Futuro’. Esse projeto foi idealizado com muito carinho, dedicação e preocupação com a visão das crianças e assim já temos muitos resultados positivos. É gratificante ver que muitas crianças que antes tinham dificuldade para enxergar e agora estão tendo um melhor desempenho escolar e uma qualidade de vida melhor”, disse a primeira-dama.

A secretária da educação, Dulce de Andrade Araújo, reforçou a importância do acompanhamento familiar nessa etapa. “Damos todo o suporte necessário para nossos alunos, mas é fundamental que os pais e responsáveis acompanhem seus filhos no processo para um melhor desempenho e assim garantir o sucesso do projeto”.

O último teste feito na Emeif Prof. Milton Rocha foi marcado por muita emoção e expectativa. A iniciativa já se tornou referência na cidade e tem sido elogiada por educadores, pais e a comunidade. A expectativa é que mais alunos sejam atendidos nos próximos anos, garantindo assim melhor desenvolvimento escolar e qualidade de vida para as crianças do município.

Assis, Cidade em Movimento.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/EDUCAÇÃO