Assis, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Márcio Santilli promove palestra em Assis com o tema: “Povos Indígenas, Sustentabilidade e Educação”

10/05/2023

No final do mês de abril, ocorreu uma palestra sobre povos indígenas, sustentabilidade e educação. O ativista convidado para falar foi Márcio Santilli, um defensor incansável dos direitos dos povos indígenas e que tem trabalhado arduamente para aumentar a conscientização sobre os problemas que essas comunidades enfrentam.

Márcio Santilli é licenciado em filosofia pela Unesp, já foi deputado federal (1983-1986), presidente da Funai (1995-1996), sócio-fundador do Instituto Socioambiental, onde assessora o Programa de Política e de direito Socioambiental, atualmente é colunista do site Mídia Ninja, desde 2020.  Além disso, o filósofo é também conhecido por ser filho do ex-prefeito de Assis, José Santilli.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal da Educação. Na última sexta-feira Márcio Santilli esteve presente nas instalações da secretaria, onde acompanhado da Secretária da pasta, Dulce de Andrade Araújo, discutiram sobre a palestra, além de fazer uma visita interna para conhecer o local.

Durante a palestra, Márcio Santilli falou sobre as principais questões que afetam os povos originários no Brasil, incluindo a luta pela demarcação de terras, o combate ao desmatamento e a preservação da cultura indígena. Ele também compartilhou sua experiência pessoal e histórias inspiradoras sobre as lutas que enfrentou ao longo dos anos.

Santilli explicou que a demarcação das terras indígenas é uma medida essencial para assegurar a sobrevivência das comunidades e garantir a proteção da biodiversidade, uma vez que essas terras são vitais para a manutenção dos ecossistemas. Ele também destacou que a demarcação é uma medida de justiça histórica, uma vez que os povos originários foram historicamente despojados de suas terras.

A palestra de Márcio Santilli foi muito bem recebida pelos participantes, que elogiaram a clareza e objetividade de sua fala, bem como sua capacidade de sensibilizar e engajar a plateia. A Secretaria Municipal da Educação ressalta que iniciativas como essa são fundamentais para promover o debate e a reflexão sobre questões importantes como a sustentabilidade e os direitos indígenas.

“Em um mundo onde os direitos dos povos indígenas são frequentemente ignorados ou esquecidos, eventos como esse são cruciais para aumentar a conscientização e promover mudanças positivas. Santilli é um verdadeiro defensor dos direitos indígenas e sua palestra certamente foi inspiradora para todos aqueles que ouviram”, completou Dulce de Andrade Araújo, secretária da educação.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SME