Assis, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Secretaria da Educação realiza reunião com os Presidentes dos Conselhos: CAE CACS/FUNDEB e CME

31/05/2023

Na última sexta-feira (19/05/2023), a Secretária Municipal da Educação, Profa. Dulce de Andrade Araújo recebeu em seu gabinete representantes dos conselhos ligados à educação.

A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (Carlos Rogério dos Santos Coca), da Presidente (Tarles Regina da Silva Leandro Koyama) e do Vice Presidente (Nilson Silva) do Conselho Municipal da Educação e da Presidente do Conselho de Controle e Acompanhamento Social – CACS FUNDEB (Cristiane Gonçalves) e  teve como objetivo dialogar, compreender e analisar a atuação dos Conselhos Municipais ao que se refere às diferentes competências: deliberativa, consultiva, fiscalizadora, normativa com a finalidade de estimular a participação  da sociedade no processo de tomada de decisões para a  garantia dos direitos das crianças, principalmente do direito inalienável que é a educação.

Entre as pautas debatidas voltadas para a importância da participação dos Conselhos destaca-se a necessidade de acompanhamento das Metas do Plano Municipal da Educação, decênio 2014-2024 e a valorização do Espaço dos Conselhos como espaço aberto de autonomia e participação da comunidade nas decisões e no acompanhamento da qualidade da educação no município.

Além disso, os Presidentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos nos últimos meses e as sugestões para a continuidade do trabalho em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Outro ponto importante para a educação de Assis a ser destacado é a realização do FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO para avaliação e monitoramento das metas do Plano Municipal de Educação – Decênio 2014/2024.  O Plano Municipal de Educação conta com monitoramento permanente das 20 Metas e dezenas de estratégias de políticas públicas de curto, médio e longo prazo que norteiam as ações a serem realizadas na Educação do Município.  Ação que será realizada pelo Conselho Municipal da Educação de Assis em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e os Conselhos: CAE e CACS/FUNDEB.

A Secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araújo, colocou-se à disposição dos Conselhos, reafirmando que as portas da SME continuarão abertas para quaisquer esclarecimentos, informações e ou auxilio para o funcionamento dos Conselhos e retoma a relevância e notável  importância dos Conselhos Municipais de Educação para o fortalecimento das políticas públicas educacionais.

Assis, Cidade Em Movimento.

Fonte: Assessoria SME