Secretarias Municipais de Educação e Saúde promovem evento de ações integrativas em prol de crianças que necessitam de atendimento especial
03/08/2023
Evento ocorreu para promover o lançamento do Programa “Sentindo” que oferece suporte para crianças e adolescentes com necessidades especiais
Nos dias 31 de julho e 1º de agosto, ocorreu no Cinema Municipal um evento de ações integrativas entre a Secretaria de Educação e a Secretaria da Saúde, com o objetivo de fortalecer os laços entre essas duas esferas governamentais e proporcionar uma parceria em benefício das crianças que necessitam de atendimento especializado.
A iniciativa busca a integração dos serviços prestados pelas secretarias, com especial enfoque no atendimento às crianças e adolescentes que necessitam de suporte em relação à saúde e educação. O evento também foi palco da apresentação do novo programa da Secretaria da Saúde, denominado "Programa Sentindo", que se caracteriza como um serviço de média-complexidade em saúde, com o propósito de atender o público infantojuvenil com transtorno do espectro autista, deficiências intelectuais, deficiências físicas e outros transtornos relacionados à paralisia cerebral, ao comportamento e neurodivergentes.
A equipe que compõe o programa é multidisciplinar e conta com fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionista e neuropediatra, todos unidos no propósito de oferecer suporte no diagnóstico dos transtornos e fornecer estimulação e terapias para que as crianças alcancem maior independência e funcionalidade.
O público-alvo do Programa “Sentindo" engloba crianças de 0 a 12 anos e adolescentes de 12 a 16 anos, abrangendo, dessa forma, diversas faixas etárias e necessidades específicas de cada grupo.
A inauguração oficial está agendada para a sexta-feira, 4 de agosto, na Avenida Félix de Castro, 901.
O encontro teve como principal propósito apresentar o programa aos envolvidos e promover uma conversa aberta entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Saúde. A intenção é permitir que a Educação tenha acesso facilitado aos recursos disponíveis no programa, permitindo um suporte mais eficiente para crianças que apresentem sintomas ou dificuldades dentro do ambiente escolar.
A Secretária da Saúde, Cristiani Silvério, destacou a importância da iniciativa conjunta: "Estamos empenhados em oferecer um serviço de qualidade e acolhedor para nossas crianças e adolescentes que enfrentam desafios em sua saúde e aprendizado. O programa 'Sentindo' é um marco nesse sentido, e nossa equipe multidisciplinar está pronta para fornecer todo o suporte necessário para que essas crianças desenvolvam todo o seu potencial".
Por sua vez, a Secretária da Educação, Dulce de Andrade Araújo, ressaltou o compromisso da educação inclusiva: "A parceria entre as secretarias é fundamental para garantir que nossas as crianças tenham os atendimentos necessários com os especialistas da Secretaria da Saúde".
O prefeito de Assis, José Fernandes, agradece os profissionais da Educação e Saúde pela parceria e reafirma o compromisso de sua gestão em continuar investindo em programas e projetos que promovam a inclusão social. “Com a colaboração de ambas as secretarias, tenho certeza de que alcançaremos um desenvolvimento pleno para nossa cidade e, principalmente, para nossas crianças e adolescentes que necessitam desse tipo de atendimento.”, complementa o prefeito.
Assis, Cidade em Movimento
Fonte: Assessoria SME