Assis, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Coordenador (a): Cleverson Alex Almeida da Cruz

Endereço: Rua São Sebastião, 370- Vila Arlindo Luz, CEP 19804-200

E-mail: emeif.mariaclelia@gmail.com

A EMEF “Prof.ª Maria Clélia de Oliveira Vallim” foi criada pelo Decreto nº 3.730 de 16 de maio de 2000, que dispõe sobre a instituição de Escola de Ensino Fundamental, foi criada obedecendo à mesma denominação estadual.

A Unidade Escolar pertencia à Rede Estadual de Ensino. Recebeu sua denominação através de uma Lei Estadual, em homenagem à professora Maria Clélia de Oliveira Vallim, que lecionou por muitos anos no município de Assis, desenvolveu suas atividades com dedicação e competência, contribuindo com a comunidade assissense em muitos aspectos  atuando na Diretoria de Ensino.

Em 12/08/2007 a Unidade passou a funcionar como Escola em Tempo Integral, atendendo aos anseios da comunidade que almejava uma educação de melhor qualidade para seus filhos, pois na Escola de Tempo Integral, as crianças permanecem o dia todo, tendo no período da manhã aulas da Base Nacional Comum, Parte Diversificada e no período da tarde aula de enriquecimento curricular.

No dia dezesseis de março de 2013 a Escola Maria Clélia sofreu um incêndio por atos de vandalismo, ficando assim impossibilitada de atender a todos os alunos. A solução viável encontrada no momento pela Secretaria Municipal de Educação foi levar os dois 4º e os dois 5º anos o prédio da Escola Profissionalizante “Professor Sebastião Simionato".No entanto, o prédio apresentava muitos pro encontraram muitos problemas, pois o prédio apresentava muitos problemas estruturais.  Com parte da melhoria realizada, no dia vinte e nove de outubro de 2013 desceram para a escola Simionato os dois terceiros anos. No início do ano letivo de 2014, já com as possíveis melhorias realizadas, desceram os  1º e 2º anos.

A escola Maria Clélia funcionou no prédio da escola “Professor Sebastião Simionato” até a finalização da construção de um novo prédio proprio.

No dia 29/06/2016, às nove horas da manhã aconteceu a inauguração das novas instalações da EMEF Prof.ª Maria Clélia de Oliveira Vallim. O Ato de Solenidade contou com a presença do Senhor Prefeito Ricardo Pinheiro Santana, do Presidente da Câmara Municipal e seus vereadores, Secretária Municipal da Educação de Assis, a Prof.ª Maria Amélia Artigas dos Santos, supervisores, secretários municipais das cidades vizinhas, ex-diretores desta Unidade Escolar e diretores das Escolas Municipais e Estaduais da cidade de Assis.

A escola atende crianças oriundas da Vila Arlindo Luz, Vila Cambuí, Vila Souza, Vila Operária e Vila Clementina, quando sobrar vagas atende alunos dos bairros adjacentes, sempre respeitando os endereços mais próximos da Unidade Escolar.

Obedecidos aos preceitos constitucionais inerentes às legislações vigentes, esta Unidade Escolar atende o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, funciona em Tempo Integral e visa garantir a regularidade da vida escolar do aluno, assim como o acesso, a permanência e a progressão nos estudos.