Assis, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Servidores da Educação Municipal são capacitados para atuarem como brigadistas no combate ao mosquito Aedes Aegypti

07/06/2018

Servidores da Educação Municipal são capacitados para atuarem como brigadistas no combate ao mosquito Aedes Aegypti

 

Durante a capacitação foram esclarecidas dúvidas a respeito de criadouros e das doenças transmitidas pelo Aedes

A Secretaria Municipal da Saúde (SMA) mediante ao departamento de Controle de Endemias e parceria da Secretaria Municipal da Educação (SME) realizou no Núcleo de Educação Continuada (NEC), nos dias 4 e 5, segunda e terça-feira, a capacitação da Brigada Contra o Aedes Aegypti do programa de responsabilidade solidária “Cuidar Para Viver Bem”, a 53 funcionários das unidades escolares, profissionalizante, projetos e da cozinha piloto do município.

Ministrado pelo supervisor Alex Lafaiete Godoi, Natalia Tais Gonçalves do departamento de Informação, Educação e Comunicação – (IEC), e o agente de endemias Juciene Virgulino Rodrigues, o treinamento consiste em apresentar as características, origem e ciclos do Aedes Aegypti, formas de prevenção e as doenças (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela), que são transmitidas, para que os brigadistas conheçam melhor o mosquito transmissor.

“A intensão é que cada funcionário não veja a vistoria como mais uma tarefa a ser executada, mas sim com uma forma de mudar o meio em que vive. Ser um multiplicador de informações preventivas que podem salvar vidas. O importante é que ele tenha a consciência de que esse é seu papel enquanto cidadão”, esclareceu Natalia. 


Ainda sobre a capacitação de brigadistas, a profissional do IEC salientou que a prevenção é a forma mais efetiva de combater o Aedes, qualquer pessoa pode ser contaminada, inclusive alguém que a gente ama.

O trabalho dos brigadistas será avaliado através de relatórios mensais recolhidos pela SME e encaminhados para o departamento de Controle de Endemias.

De acordo com a supervisora de ensino Loilda Almeida, a participação dos profissionais da Rede Municipal da Educação de Assis será muito importante para despertar a responsabilidade e consciência coletiva, exigindo dos setores responsáveis ações preventiva e sanadoras dos problemas identificados. 

“O programa desencadeia uma rede de ações locais, na busca de soluções intersetoriais que possibilitam a reativação de projetos de prevenção e manutenção da Saúde, aliados ao exercício da cidadania”, destacou a supervisora. 

Antes da capacitação os profissionais fizeram visitas nas escolas, projetos e outras instituições, para fazer mapeamento dos prédios, apontando os possíveis criadouros em potencial que poderiam ser encontrados pelos brigadistas.

O que preconiza o programa

Em razão da situação preocupante do cenário epidemiológico com a introdução das Arboviroses Zika Vírus e Chikungunya, o Governo do Estado de São Paulo através da SUCEN- Superintendência de Controle de Endemias criou o programa “Cuidar para Viver Bem”, onde são realizadas as ações da Brigada contra o Aedes Aegypti, em diversos prédios públicos, por meio do decreto nº. 62.130 de 29 de Julho de 2016. 

Fonte: SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados