Assis, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Assistentes de Alfabetização são recebidos pela SME com capacitação técnica

13/06/2018

Assistentes de Alfabetização são recebidos pela SME com capacitação técnica

Os assistentes atuam de forma voluntária, mas recebem ajuda de custo do MEC por meio do Programa Mais Alfabetização.

A Secretaria Municipal da Educação - (SME) nesta segunda-feira, 11, realizou no Núcleo de Educação Continuada - (NEC), a capacitação técnica dos 22 Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização, do Ministério da Educação (MEC).

Na capacitação os assistentes foram instruídos pela coordenadora municipal do programa, Silvia Mota, sobre as questões contratuais, que consistem nas atribuições do cargo, remuneração e jornada de trabalho.

Os assistentes de alfabetização atuam de forma voluntária, porém recebem uma ajuda de custo do Ministério da Educação, repassada diretamente a unidade escolar que por sua vez realiza os pagamentos.

A capacitação orientou também sobre as diretrizes do programa, que englobam entre outros itens as avaliações já aplicadas aos alunos, como a Avaliação Diagnóstica realizada no mês de maio, e as que irão ocorrer no decorrer do programa, como a Avaliação de Percurso, no mês de agosto em que estes terão papel efetivo na assistência aos professores.

Dentro da política Nacional de Alfabetização os assistentes de alfabetização exercem atribuições de apoio aos demais atores do programa no processo de alfabetização das 2.100 crianças dos 1° e 2º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais, das 19 unidades escolares da Rede Municipal da Educação participantes.
Acompanhou a capacitação a secretária da SME, Dulce de Andrade Araujo, que dirigiu aos presentes boas vindas, agradeceu atitude voluntária de todos na atuação em auxilio da Educação Municipal, e destacou a importância da ação dos assistentes na apresentação dos resultados futuros da aplicação do programa.

Também esteve presente a Supervisão de Ensino, representada pelas supervisoras Graziela Cristina de Oliveira Holmo e Nelma Viviane de Souza Silva que prestam suporte e embasamento para atuação do Mais Alfabetização no município.

Fonte: SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã