Assis, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Escola Manoel Simões realiza tradicional Feira de Ciências e Artes

14/09/2018

Escola Manoel Simões realiza tradicional Feira de Ciências e Artes

A feira trouxe exposições de foguetes, dinossauros, fotografias, trabalhos em reciclagem e educação alimentar, todos elaborados pelos alunos com instrução dos professores da unidade.

Alunos, ex-alunos, familiares, comunidade escolar e a secretária Municipal da Educação, Dulce de Andrade Araujo prestigiaram na noite de quinta-feira, 13, a V – Feira de Cultura e Artes - CIARTE - “A Ciência de mãos dadas com a Arte”, realizada pela unidade escolar da Vila Fiúza, EMEIF Prof. Manoel Simões.

Anualmente realizada a feira, busca de forma pedagógica e lúdica adicionar conteúdos artísticos e científicos junto aos alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Os professores trabalham os conteúdos com os alunos em aula, e esses conteúdos são postos em prática através da elaboração das exposições.

Para o evento cada série abordou um tema de conhecimento cientifico ou artístico, como o trabalho de arte com material reciclado elaborado com os alunos da Educação Infantil. Na exposição infantil, pais e professores contribuíram para a confecção dos itens, que consistiam em sua maioria em brinquedos reciclados.

Já os alunos do 1º ano A e B do Fundamental, abordaram em sua exposição o consumo nutricional das frutas. Com o tema “Quitanda do 1º ano”, alunos trajados de comerciantes, serviam salada de frutas e sucos naturais aos visitantes enquanto explicavam a importância de uma alimentação saudável baseada em frutas e alimentos naturais.

De sala em sala os visitantes deparavam-se com decorações especificas sobre a feira, que ilustravam o trabalho desenvolvido por cada série expositora. Como a sala de Fotografia do 2º ano A e B, onde o visitante pode contemplar a história da fotografia, os trabalhos artísticos em fotografia feitos pelos alunos e participar na prática da revelação de uma fotografia no laboratório experimental da feira.

Passando pela sala do 3º A e B os visitantes conheceram o trabalho dos alunos sobre a “Era dos Dinossauros”. Nesta exposição os alunos explicaram o período em que os dinossauros dominavam a terra, as características dos continentes, o trabalho arqueológico e de documentação dos fosseis, tudo com o auxilio de imagens e peças por eles confeccionadas.

A ciência das plantas a Botânica foi o tema da exposição dos alunos do 4º ano A e B, que trouxe uma experiência visual aos visitantes com exemplos de plantas, folhagens, flores, e a importância da conscientização para a preservação do meio ambiente.

A Feira também transportou a imaginação do visitante para espaço sideral, com a exposição de Astronomia do 5º ano A e B, que trouxe imagens da Agência Espacial Norte Americana - NASA,  nos Estados Unidos, registrada durante a visita de uma aluna ao país.

Na exposição também foi possível conhecer as estrelas com um vídeo apresentado no planetário, e conhecer mais da história da ciência astronômica, e vivenciar a experiência cientifica com o lançamento de um foguete.

A disciplina de língua inglesa trabalhou na feira com todos as séries, do infantil ao 5 ano. Um dos destaques foi à exposição Zoo Animals com os alunos do 4º ano A e B.

De acordo com a diretora Maria Angélica Batista de Mattos e a Vice Deborah Christina Serezani Munhoz, a feira impacta a vida dos alunos e deixa boas impressões que são levadas por toda a vida acadêmica dos mesmos.  As gestoras acrescentaram também que a feira é uma oportunidade de interação entre a comunidade escolar, pais e responsáveis.

A secretária da Educação Dulce de Andrade Araujo e a supervisora de ensino Nelma Viviane de Souza Silva, percorreram todas as exposições, recebendo orientações dos alunos expositores.

Outras atrações da CIARTE

O público da feira após visitar todos os ambientes, pode também degustar guloseimas nas barraquinhas do pastel, de mini pizzas, dos bolos, sorvetes e refrigerantes.

De acordo com a direção da unidade o dinheiro arrecadado com a venda dos itens alimentícios da feira é revertido a APM- Associação de Pais e Mestres, para a realização da semana da Criança alusiva ao “Dia das Crianças” no mês de outubro.

A Feira também contou com música ao vivo.

Mais imagens estão disponíveis na galeria de foto neste site.

Fonte: #SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã