Assis, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Programa Mais Alfabetização continuará em 2019 na Rede Municipal de Ensino de Assis

19/12/2018

Programa Mais Alfabetização continuará em 2019 na Rede Municipal de Ensino de Assis

 

 

Com inicio em 2018 na Rede Municipal de Ensino de Assis o Programa Mais Alfabetização – PMALFA, uma estratégia do Ministério da Educação Nacional – MEC, para fortalecimento e apoio escolar no processo de alfabetização, será estendido para o ano letivo de 2019.  

O PMALFA atua nas disciplinas de Língua Portuguesa – leitura e escrita e Matemática dos estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental.

Na Educação Municipal o programa no primeiro ano de vigência, teve 6 meses de duração, contribuindo de forma incisiva para o processo de Alfabetização. Para o próximo ano letivo o programa englobará 8 meses. 

Nas diretrizes do PMALFA está o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do programa, com a realização das avaliações diagnostica, de percurso e final, aplicadas aos alunos nesta ordem.


Ambas as avaliações, são exames de caráter formativo, que visam ajudar professores, assistentes de alfabetização e os gestores escolares a identificarem os avanços e as dificuldades de aprendizagem que ainda persistem no processo de alfabetização e assim oferecer suporte ao replanejamento pedagógico.

A avaliação de percurso realizada nos dias 28 e 29 de agosto, a aproximadamente 2 mil alunos dos primeiros e segundos anos das 19 escolas municipais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática demonstrou que nenhum dos alunos do primeiro ano ficou abaixo dos 60% de acertos da avaliação, superando a média de acertos em Matemática.

Para o próximo ano do PMALFA no município, as unidades escolares analisarão os resultados provenientes das avaliações anteriores para juntamente com suas equipes gestoras promoverem discussões a fim de consolidar as estratégias pedagógicas que farão parte do planejamento escolar do ano letivo vigente.  

Aplicação do Programa Mais Alfabetização - EMEF Dr. João Mendes Júnior

Aplicação do Programa Mais Alfabetização na Rede Municipal

Aplicação do Programa Mais Alfabetização - EMEF Dr. João Mendes Júnior

Aplicação do Programa Mais Alfabetização - EMEF Dr. João Mendes Júnior

Fonte: #SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados