Projeto de Estimulação Pedagógica avalia trabalho de 2019 na Rede Municipal de Ensino
16/12/2019

Com o encerramento do ano letivo o Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação elaborou um documento com a avaliação do trabalho desenvolvido pelo Projeto de Estimulação Pedagógica da pasta. O documento destaca o atendimento de 237 crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental com resultados de evolução dos alunos atendidos.
O Projeto de Estimulação Pedagógica visa melhorar o desempenho de crianças que apresentam dificuldades e sanar eventuais lacunas nas áreas cognitivas e de linguagem, para que o rendimento e a aprendizagem se concretizem em sala de aula, e contou com a assessoria pedagógica das professoras Viviane Aparecida Del Massa Martins, Gislaine Aparecida M. Silva e a supervisão da Supervisora de Ensino, Solange Clauzo de Lucca.
Para o atendimento das crianças a Secretaria da Educação disponibilizou 4 professoras , Ana Aparecida Pivato, Cristina K. Zaccarelli Jubran, Luciana Regina de L. Lopes Carneiro e Marcia Aparecida F. de Souza.
“Sinto-me realizada como pedagoga e psicopedagoga, pois a criança experimenta seu avanço e aos poucos se torna mais confiante, feliz e capaz como seus colegas. Muitos pais, nestes anos de atendimento expressam sua gratidão por seus filhos estarem integrados ao ambiente da sala concorrendo em pé de igualdade com os demais”, destacou a professora Ana Pivato.
A secretária da Educação ressalta que a metodologia do Projeto de Estimulação Pedagógica, que consiste na observação da realidade de cada criança no contexto escolar, social e familiar, nas sondagens e portfólios, bem como o envolvimento da equipe responsável, foram essenciais para o planejamento das ações pedagógicas que culminaram no êxito do trabalho.
Nesse ano projeto foi realizado nas escolas, Emeif Profa. Alides C R Carpentieri, Emeif Coraly Júlia G. Carneiro, Emeif Darcy Ribeiro, Emeif Firmino Leandro, Emeif Guiomar Namo de Melo, Emeif Henrique Zollner Neto, Emeif João Leão de Carvalho, Emeif José Santilli Sobrinho, Emef Lucas Thomas Menk, Emeif Mafalda S. Bartholomei, Emeif Maria Amélia C. Burali, Emeif Maria José da Silva Valverde, Emeif Nísia Mercadante do Canto Andrade, Emeif Prof. Manoel Simões, Emeif João de Castro, Emef Dr. João Mendes Júnior, Emeif Prof. Milton Rocha e Emeif Prof. João Luís Galvão.
A equipe responsável disponibilizou no relatório final dados pontuais da evolução de cada criança o que dará subsidios ao planejamento educacional para o ano de 2020.
Fonte: SME