Assis, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORES E GESTORES

03/11/2022

PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORES E GESTORES

 

A Secretaria Municipal da Educação, por intermédio do Núcleo Pedagógico, setor de Supervisão de Ensino e Departamento Pedagógico desenvolvem, o ‘Plano de Ação Estruturante’, com foco na formação de professores alfabetizadores e gestores, cujo objetivo é orientar e tirar dúvidas, in loco, em cada unidade escolar referente à Avaliação e Concepção de Alfabetização. 

O plano está sendo desenvolvido através de encontros nas Horas Atividades (HA) e Horas de Estudos (HE), com devolutivas a partir dos diagnósticos da aprendizagem, dados que são levantados com diferentes instrumentos avaliativos, e a partir deles, o acompanhamento e intervenção para garantir a recomposição da aprendizagem. 

Dulce de Andrade Araújo, secretária da Educação comenta que o Plano foi organizado desde o final de 2021, iniciando com o PAC – Plano de Adequação Curricular para 2022, com diferentes ações de formação sobre Diagnósticos e Reorganização da Prática, além do acompanhamento das equipes da SME. 

“A partir disso no 2º semestre deu-se continuidade com o Plano de Ação focado em levantar e estudar dados com supervisores e gestores para então orientar as equipes e professores sobre os desafios de ensino e de aprendizagem. Dentre os desafios encontrados os principais foram: olhar para as habilidades do currículo e superar a visão ‘conteudista’ que ainda se evidencia na educação; entender que o diagnóstico é um instrumento parceiro para o professor associando a teoria com a prática; orientar e acompanhar todas as 19 escolas de Ensino Fundamental I, da Rede Municipal; organizar um cronograma eficaz e funcional para atender a todos e que os gestores percebam, compreendam e visualizem os diagnósticos das condições de ensino e aprendizagem de forma significativa e colaborativa para o cotidiano escolar” explica Dulce. 

A secretária destaca também que, através da execução do plano houve o estabelecimento de maior vínculo com os professores e gestores procurando auxiliá-los em suas dúvidas sobre instrumentos de avaliação. “Professores e gestores gradativamente estão percebendo que a aprendizagem e o trabalho pedagógico se dão de forma espiral e não linear. E por fim ao compartilharmos e discutirmos os diagnósticos de cada unidade escolar, os gestores perceberam as fragilidades e fortalezas de cada equipe e do ensino ofertado, e vão planejar 2023 com outra perspectiva” finaliza a secretária.

Fonte: SME


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados