Assis, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Secretaria da Educação e de Assistência Social unem esforços para conscientizar crianças sobre o combate ao abuso e exploração sexual

31/05/2023

No dia 18 de maio, data dedicada ao combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria da Educação estabeleceu uma parceria estratégica com a Assistência Social para realizar uma série de atividades de conscientização com crianças do 5º ano. O objetivo foi educar e alertar os alunos sobre a importância de denunciar casos de abusos e prevenir a violência sexual.

Um total de 950 crianças foram envolvidas na iniciativa, que teve como foco promover a compreensão e estimular a discussão sobre um tema tão delicado, porém fundamental para a segurança e proteção dos jovens.

Para iniciar as atividades, as crianças participaram de palestras, que explicaram o significado e a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante as palestras, foram abordados tópicos como o reconhecimento de situações de abuso, os tipos de violência sexual e a importância de denunciar casos suspeitos.

Após a etapa de conscientização, as crianças foram convidadas a assistir a uma peça teatral especialmente desenvolvida para abordar o tema. A peça, de forma lúdica e educativa, trouxe uma narrativa envolvente que ilustrava situações de abuso e exploração sexual, destacando a importância de buscar ajuda e romper o silêncio.

Através da combinação de palestras informativas e da linguagem artística da peça teatral, as crianças puderam absorver de maneira mais efetiva o conhecimento sobre o combate ao abuso e à exploração sexual. O objetivo foi não apenas informar, mas também capacitar as crianças a identificar sinais de violência e abuso, incentivando-as a compartilhar suas preocupações e buscar auxílio junto a um adulto de confiança.

A iniciativa conjunta entre a Secretaria da Educação e a Assistência Social evidencia a importância da articulação de diferentes setores da sociedade para enfrentar esse grave problema. Ao envolver as escolas, a compreensão sobre o tema pode ser disseminada entre as crianças e, consequentemente, em suas famílias e comunidades.

Dulce de Andrade Araújo, secretária da educação reforça a importância de educar os jovens sobre esse tema tão importante: “A conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é essencial para garantir sua proteção e segurança. Estamos unindo esforços com a Assistência Social para ampliar o alcance dessa mensagem, capacitando nossas crianças e estimulando-as a denunciar. Queremos criar um ambiente onde todas as crianças se sintam seguras e protegidas. Juntos, podemos fazer a diferença na vida desses jovens”.

A secretária de assistência social, Vanessa Eugênio, ressalta a importância dessa parceria, principalmente, por se tratar de ações preventivas, cujo objetivo principal é proteger as nossas crianças e adolescentes. Ela ainda ressalta que por meio dessas ações alguns casos foram identificados e que os órgãos competentes já adotaram medidas cabíveis. Vanessa ainda pontua que é gratificante poder impactar de forma positiva a construção do conhecimento dos jovens através dessas ações, para que se tornem cidadãos conscientes e participativos. E conclui, agradecendo a todos os gestores, professores e alunos por receberem sua equipe nas escolas e por assistirem com muita atenção a peça teatral.

Assis, Cidade em Movimento.

Fonte: Assessoria SME