Assis, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Festival de Xadrez 2023 da Secretaria Municipal da Educação

09/11/2023

Festival de Xadrez 2023 da Secretaria Municipal da Educação

 

O xadrez é um jogo de tabuleiro que apesar de antigo ainda permanece em evidência sendo praticado mundialmente. Possui regras simples e claras, porém, ao contrário do que isso sugere, é um jogo complexo com infinitas possibilidades de jogadas. Esta característica confere ao xadrez um enorme poder de cativar quem se propõe a jogá-lo. (SOUZA, et.al, 2021).
De acordo com Dauvergne (2007), o xadrez é uma das ferramentas educacionais mais poderosas disponíveis para fortalecer a mente de uma criança. O autor afirma que a maioria das crianças dos 4 anos em diante conseguem jogar seguindo regras básicas. 
Para o autor supracitado a prática sistematizada do xadrez pode proporcionar inúmeros benefícios: 
Em qualquer idade a prática do xadrez pode aumentar a concentração, a paciência e perseverança, como também desenvolver a criatividade, a intuição, a memória e, mais importante a habilidade para analisar e deduzir a partir de um conjunto de princípios gerais, aprendendo a tomar decisões difíceis e a resolver problemas de maneira flexível. (DAUVERGNE, 2007, p.11)

Segundo Filho et al. (2003), além dos benefícios supramencionados, verifica-se ainda que o xadrez é uma atividade com essência lúdica pois pode proporcionar prazer aos praticantes, relaxando a mente e o corpo dos mesmos. Além disso, desenvolve a capacidade de raciocínio dos alunos, sobretudo dos alunos oriundos de classes mais desfavorecidas, uma vez que o material é fácil de ser adquirido ou mesmo adaptado com materiais alternativos. 

JUSTIFICATIVA 
O presente projeto faz-se necessário a fim de possibilitar aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais o contato com jogo xadrez de maneira que o mesmo atue no desenvolvimento da memória, concentração, raciocínio analítico e sintético, poder de decisão, autocontrole, paciência, tomada de decisões, planejamento, responsabilidade das ações, habilidade de antecipação, velocidade de pensamento, colaborando, principalmente, para a alfabetização matemática com noção de direções (direita, esquerda e diagonal) e o raciocínio lógico, entre outros benefícios pedagógicos como o contato com valores afetivos sociais como respeito às regras e respeito a si e aos outros. 
Objetivo Geral 
• Desenvolver a partir do jogo de xadrez, habilidades de concentração, atenção, cálculo, autodisciplina e, por consequência o raciocínio lógico matemático.
Objetivos Específicos
• Identificar as peças e seus movimentos, regulamento do jogo; 
• Utilizar-se das respectivas regras que regem o xadrez como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula; 
• Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisões; 
• Favorecer o desenvolvimento da intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, concentração e raciocínio lógico.
• Realizar um torneio de xadrez com estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 
Metodologia 
Jogos lúdicos de iniciação como jogo da memória e dominó; aulas expositivas utilizando o recurso da lousa convencional e digital; aulas com materiais em tamanho aumentado e tabuleiro vivo; criação de tabuleiro e suas peças através de desenhos; criação de peças com massa de modelar.


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados