A SME fortalece formação de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
01/09/2025

A Secretaria Municipal de Educação de Assis, em compromisso com a qualificação permanente de seus profissionais, realizou no dia 27 de agosto de 2025, no Núcleo de Educação Continuada (NEC), o segundo encontro formativo dirigido a professores e equipes gestoras das unidades escolares que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Rede Municipal.
Ministrada pela Professora Dr.ª Lúcia Regiane Lopes-Damasio, do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP - Campus de Assis, a palestra abordou o tema “A escrita constitutivamente heterogênea”, aprofundando aspectos linguísticos e pedagógicos relevantes para o trabalho com jovens e adultos em processo de alfabetização e letramento. A professora Lúcia é pesquisadora na área de aquisição da linguagem e coordena o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) da universidade.
Esta ação formativa dá sequência a um primeiro encontro realizado em março de 2025, quando foram introduzidos fundamentos da abordagem freireana na EJA, contribuindo para a estruturação da oferta desta modalidade de ensino – anos iniciais do ensino fundamental – no município.
A iniciativa integra os esforços da Secretaria para ampliar e qualificar a Educação de Jovens e Adultos, alinhada à adesão ao “Pacto pela Superação do Analfabetismo”, política pública instituída pelo Ministério da Educação em 2024, que visa erradicar o analfabetismo e reduzir a baixa escolaridade entre jovens e adultos.
Estiveram presentes professores e gestores das escolas EMEIF Prof. Darcy Ribeiro e EMEIF Prof.ª Alides Razaboni Celeste Carpentieri, além de outros profissionais envolvidos no processo educacional da EJA.
A Secretaria Municipal de Educação reafirma, assim, seu compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade, que valoriza a formação continuada e a integração entre universidade e rede pública de ensino.
📍 Assessoria de Comunicação – PMA
Juntos, por um Novo Tempo!
#EducaçãoDeJovenseAdultos #EJA #FormaçãoDeProfessores #SMEDucaçãoAssis #UnespAssis #Alfabetização #InclusãoEducacional