Assis, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
SME

Fale conosco!
18 3302-4444


Centro FÊNIX - Educação para Autistas

CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO FÊNIX EDUCAÇÃO PARA AUTISTA

 

Wlamir Carlos de Oliveira Endereço: Rodovia Raposo Tavares – Km 445 Telefone: (18) 3321-6548 Assis /SP

 

 

 

O Centro de Atendimento Educacional Especializado - Fênix- Educação para Autistas é um atendimento de Sala de Recursos vinculado a Emef Dr. João Mendes Júnior ofertado para alunos com Transtorno do Espectro Autísta, em contra turno, do ensino regular e é preocupada com uma educação de qualidade.

Por isso, busca aprimorar cada vez mais sua ação pedagógica através de conteúdos ligados à significação humana e social de seus alunos. Toda aprendizagem deve levar o educando a um processo de aquisição da autonomia.

Desta forma, os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Especial) são peças fundamentais dentro do planejamento do Conteúdo Programático.

Os PCNs e a BNCC ao reconhecerem a complexidade da prática educativa buscam auxiliar o professor na sua tarefa de assumir como profissional o lugar que lhe cabe pela responsabilidade e importância no processo de formação, valorizando a criança como cidadão que os Temas Transversais e as Dimensões Integradoras da Aprendizagem entram com grande ênfase no processo de aprendizagem, pois têm o compromisso com a construção da cidadania, onde se pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.

A criança tem um processo contínuo de desenvolvimento que se inicia em seu nascimento e que se caracteriza por aquisições sucessivas, articuladas entre si, que se efetuam na relação da criança com o seu meio (físico, humano, cognitivo, sóciocultural).

As aquisições não são realizadas em idades cronológicas exatas, portanto existem diferenças. Prefeitura Municipal de Assis Assis Paço Municipal “Profª Judith de Oliveira Garcez” SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Ed. “Prof. Nicanor Luciano Gomes” Sendo a escola um espaço social diferenciado da família e dos outros grupos que o aluno participa, é necessário conhecê-los, identificando suas características, componentes e regras próprias.

O Centro adota um modelo Interacional que visa importantes aspectos de desenvolvimento da criança, vêm da interação desta com seus pais e professores, cria-se uma expectativa pela idade cronológica da criança e seu nível de desenvolvimento.

Um planejamento realista decorre do reconhecimento de que o desenvolvimento e os problemas que aparecem em seu processo decorrem de uma complexa interação entre: a configuração biológica e a genética da criança, com experiências oferecidas por seus pais, à situação sócia econômica da família e o meio cultural, parentes amigos e professores o conceito da interação nos proporciona focalizar as relações mais importantes nesta matriz complexa ao invés de confinar-nos simplesmente a assumir uma causa.

Os objetivos é estimular o desenvolvimento das potencialidades máximas do aluno, em seus aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e social respeitando as diferenças individuais e as necessidades especiais de cada um, visando o aprendizado propriamente dito e o alcance máximo de autonomia pessoal e social, promover a adaptação do aluno no ambiente escolar e na rotina de sala de aula. Para que o trabalho atenda as necessidades de cada um é realizado um plano de trabalho focado nas suas necessidades e suas potencialidades, visando o desenvolvimento global.


LEI Nº 5.561, DE 23 DE AGOSTO DE :2011. 


Cardápio
SME

VÍDEOS

FOTOS

Mais de 10 mil alunos são esperados para o início


Secretaria Municipal da Educação | AV: Getúlio Vargas, 740 | Assis - SP | Fone: (18) 3302-4444

© 2010-2024 | Secretaria Municipal da Educação - Todos os direitos reservados