Assis, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Produtos da agricultura familiar passam a fazer parte da merenda escolar

27/09/2017

Produtos da agricultura familiar passam a fazer parte da merenda escolar

Em reunião realizada na sexta-feira, 22, o prefeito José Fernandes, a secretária da Educação Professora Dulce de Andrade Araújo, o presidente da APRUMAR Reomar Uliana,  representantes da Diretoria de Ensino  Estadual ,  da Divisão de Alimentação Escolar (DAE)  e os conselheiros do Conselho Municipal da Alimentação Escolar (CAE) discutiram a ampliação da oferta de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.

O município deve cumprir a legislação Federal 11.947/2009, com aquisição de no mínimo 30% dos alimentos para a merenda escolar de pequenos produtores rurais e visando atender o percentual previsto em lei para o próximo ano o prefeito propôs e os presentes concordaram que o cardápio alimentar da Rede Municipal e Estadual de Educação e a produção anual dos pequenos produtores fossem alinhados para que todos os produtos cultivados no ano contemplassem a demanda da Cozinha Piloto.

Com esta mediada o abastecimento ocorrerá de maneira contínua proporcionando diversidade de alimentos e mais qualidade aos alunos com alimentos orgânicos compondo sua dieta alimentar.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Assis e Região (APRUMAR), Reomar Uliana, esclareceu que a associação dispõe de agricultores organizados que podem oferecer mais alimentos orgânicos como arroz, feijão, frango e iorgute.  Reomar acrescenta que outros gêneros como o leite estarão brevemente disponíveis, assim que os trabalhos do laticínio da APRUMAR iniciarem.

Outras questões de cunho financeiro também foram discutidas na ocasião e serão consideradas em conjunto aos aspectos legais dispostos pela legislação de Licitação Municipal.

De acordo com a secretária da Educação, essa é mais uma das ações que caracterizam a atual gestão que considera o planejamento e as parcerias junto ao CAE e à comunidade objetivando qualidade de vida aos munícipes nas mais diversas áreas.

Fonte: SME