Assis, Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024

Equipe escolar se reúne para planejar medidas de saneamento contra avanço da escabiose humana

04/04/2024

Autoridades municipais e profissionais de saúde unem esforços para conter propagação da doença na EMEIF Prof.ª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro

Na tarde da última terça-feira, dia 02 de abril, a Prefeitura de Assis, por meio das Secretarias Municipais da Saúde e Educação, promoveu na EMEIF Prof.ª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro um encontro visando articular estratégias para a contenção da escabiose humana.

Estiveram reunidos as vice-diretoras, Renata Camargo e Paola Fernanda Lérias, o coordenador pedagógico, Michel Sabino, a supervisora de Ensino, Márcia Khnayfes, a assistente social, Vanislene Guiotti, as enfermeiras da ESF Jardim Eldorado Lígia Belucci Totti e da Vigilância Epidemiológica, Aline Biondo, e o coordenador Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Caetano.

Esse encontro se fez necessário devido a casos de crianças e profissionais da Unidade Escolar apresentarem quadros de escabiose, os quais já foram encaminhados para o serviço de saúde. A preocupação está em garantir um ambiente salubre em que os direitos de aprendizagem de todos os educandos sejam assegurados.

A vice-diretora da escola, Renata Camargo, aponta que a Unidade Escolar tem trabalhado em conjunto com a ESF do Jardim Eldorado, recebendo todo respaldo por parte da enfermeira responsável pela coordenação da UBS, Lígia.

Tal engajamento é enaltecido pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Caetano, registrando que somente a articulação entre saúde e educação encerrará essa cadeia de transmissão. Para o campo das ações, ficou definido que a Assistente Social, Vanislene Guiotti, juntamente com Rodrigo Caetano, farão observações in loco na comunidade. Na sexta-feira, às 18h, ocorrerá a sanitização do prédio escolar e na segunda-feira, 08 de abril, haverá uma grande mobilização entre Saúde e Educação no acolhimento e avaliação das condições de saúde dos estudantes da EMEIF Prof.ª Coraly Júlia Gonçalves Carneiro frente aos casos de escabiose.

Para Márcia Khnayfes, supervisora de Ensino do Município, a reunião mostrou a força da união da equipe escolar e o comprometimento da Secretaria de Saúde na resolução de um problema determinado.

Segundo a enfermeira da Vigilância, Aline Biondo, a Secretaria de Saúde oficializará um Protocolo Sanitário específico para todas as Unidades Escolares, visando tranquilizar pais e funcionários das escolas.

Assis, Cidade em Movimento

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA