Programa Mais Alfabetização continuará em 2019 na Rede Municipal de Ensino de Assis
19/12/2018
Com inicio em 2018 na Rede Municipal de Ensino de Assis o Programa Mais Alfabetização – PMALFA, uma estratégia do Ministério da Educação Nacional – MEC, para fortalecimento e apoio escolar no processo de alfabetização, será estendido para o ano letivo de 2019.
O PMALFA atua nas disciplinas de Língua Portuguesa – leitura e escrita e Matemática dos estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental.
Na Educação Municipal o programa no primeiro ano de vigência, teve 6 meses de duração, contribuindo de forma incisiva para o processo de Alfabetização. Para o próximo ano letivo o programa englobará 8 meses.
Nas diretrizes do PMALFA está o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do programa, com a realização das avaliações diagnostica, de percurso e final, aplicadas aos alunos nesta ordem.
Ambas as avaliações, são exames de caráter formativo, que visam ajudar professores, assistentes de alfabetização e os gestores escolares a identificarem os avanços e as dificuldades de aprendizagem que ainda persistem no processo de alfabetização e assim oferecer suporte ao replanejamento pedagógico.
A avaliação de percurso realizada nos dias 28 e 29 de agosto, a aproximadamente 2 mil alunos dos primeiros e segundos anos das 19 escolas municipais, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática demonstrou que nenhum dos alunos do primeiro ano ficou abaixo dos 60% de acertos da avaliação, superando a média de acertos em Matemática.
Para o próximo ano do PMALFA no município, as unidades escolares analisarão os resultados provenientes das avaliações anteriores para juntamente com suas equipes gestoras promoverem discussões a fim de consolidar as estratégias pedagógicas que farão parte do planejamento escolar do ano letivo vigente.
Aplicação do Programa Mais Alfabetização - EMEF Dr. João Mendes Júnior
Aplicação do Programa Mais Alfabetização - EMEF Dr. João Mendes Júnior
Aplicação do Programa Mais Alfabetização - EMEF Dr. João Mendes Júnior
Fonte: #SME #RealizandoHojecomosOlhosnoAmanhã