Assis, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Peça teatral promove conscientização socioambiental a alunos da Rede Municipal de Educação

05/10/2017

Ao todo 1.000 alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal da Educação participaram nesta terça-feira, 3, da apresentação teatral, “A água que fugiu do lago”, promovida mediante a parceira da Unimed Assis e a Secretaria Municipal da Educação, nas dependências da quadra esportiva da EMEIF Maria José Silva Valverde.

O espetáculo encenado pela Cia Teatral Arueiras do Brasil apresentou,  através de uma fábula, a importância da existência do meio ambiente e a conscientização quanto a sua preservação, com a interação dos artistas e público que contracenaram juntos na peça.

A iniciativa socioambiental é desenvolvida pela Unimed – Assis, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de São Paulo – SESCOOP/SP, instituição parceira das cooperativas do Estado na realização de ações socioeducativas e ambiental, e na promoção de atividades teatrais, palestras e oficinas culturais.

A secretária da Educação professora Dulce de Andrade Araújo  destaca a importância dessa parceria uma vez que as atividades propostas e realizadas através de diferentes linguagens favorecem que as informações sobre conscientização da preservação ambiental sejam abstraídas pelas crianças  explorando os  diversos  sentidos.

Lígia Cristina Belini, coordenadora do Setor de Responsabilidade Social da Unimed-Assis, ressaltou que a criança é um canal de divulgação a comunidade durante o convívio familiar.

A Secretaria Municipal da Educação, gestora da Rede Educacional do Município, prestou assistência logística para a realização do evento, com o transporte dos alunos e a disponibilização do local para os espetáculos que ocorreram em dois períodos para amplo atendimento das unidades escolares.

Da mesma iniciativa será realizada na próxima terça-feira, 10, uma atividade com Terrário para os alunos das escolas, EMEF Firmino Leandro e EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade. O Terrário alia os conceitos de educação ambiental com a prática das técnicas para a preparação de terrários junto às atividades escolares.

As ações em parceria da Unimed-Assis e a Secretaria Municipal da Educação terão continuidade no plano de trabalho do próximo ano letivo, podendo alcançar  maior número  de crianças da Rede Municipal.

Fonte: SME