CEDET
CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO CEDET- CENTRO PARA DESENVOLVER POTENCIAL E TALENTO
Endereço: Rua Senhor do Bonfim, 2100 CEP: 19.802-132 Vila Ribeiro Telefone: (18) 3321-4162 Assis /SP
O CEDET/ Assis atende os estudantes Público Alvo da Educação Especial com Dotação e Talento (Denominado na Legislação como estudantes com Altas Habilidades/Superdotação), atendendo a prerrogativa legal, iniciou-se por intermédio do termo de parceria com a Universidade Estadual Paulista- UNESP campus de ASSIS, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino de Assis.
Para identificação e intervenção educativa adota a Metodologia “Caminhos para Desenvolvimento do Potencial e Talento”, desenvolvida por Guenther e publicada na coletânea “Maioridade”, 2011 e validade em 2012 na publicação: Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento. A metodologia do CEDET parte da parceria com os Sistemas de Ensino, seja Municipal, Estadual ou Privado, o intuito é o de dar continuidade, após a localização de potencial elevado, ao processo educacional sem interrupção até o final da Educação Básica.
O ideário do CEDET se apoia na corresponsabilidade com as escolas, reconhecendo na figura do professor, um profissional capaz de observar e de reconhecer os sinais de capacidade elevada em seus estudantes, compondo a equipe do CEDET – docentes de diferentes áreas do conhecimento, voluntários, assistentes internos e a comunidade em geral. O Processo de Identificação segue duas etapas, a primeira, uma coleta de dados que compreende uma folha de itens com indicadores captáveis durante o período escolar, respondida pelos docentes das turmas regulares em comparação com seus pares, denominada de Observação Direta.
Realizada por observação sistemática por no mínimo duas ou mais sinalizações. A segunda etapa consiste em ofertar oportunidades diversas para que os alunos sinalizados em duas ou mais Prefeitura Municipal de Assis Paço Municipal “Profª Judith de Oliveira Garcez” SECRETARIA DA EDUCAÇÃO observações independentes vivenciar outras situações de diversificadas para expressar o potencial sinalizado nos vários domínios de capacidade, nomeada de Observação Assistida.
Processo que tem por finalidade identificar o domínio de capacidade dos estudantes com capacidade elevada. Na Metodologia do CEDET o potencial é identificado buscando: Inteligência Geral que reflete-se no funcionamento da pessoa na maneira como ela se posiciona perante as situações enfrentadas, e na organização do quadro referencial interno de significados. Na Educação a inteligência é geralmente observada nas duas vias de expressão mais utilizadas pela aprendizagem escolar: a) Vivacidade mental e pensamento linear, associada à linguagem e expressão verbal, preferência sensório-auditiva, linearidade ao receber, interpretar e comunicar ideias; b) Profundidade mental e pensamento não linear, expressando inteligência associada ao pensamento arbóreo, preferência sensório-visual, captação e organização de dados e informações pela diversificação de configurações, segundo regras próprias não claramente definidas.
Criatividade – domínio enraizado provavelmente na função intuitiva do cérebro, como poder de aprender por vias não cognitivas, próprias e originais, diferenciado dos outros domínios por ser essencialmente uma atividade mental “fora da esfera da razão” e, ao mesmo tempo, “fora da influência da emoção”; Capacidade Socioafetiva – poder para aprendizagem e ação originado na função afetiva localizada à base do cérebro, com também duas vias diretas de expressão: uma interna que maneja sentimentos e emoções, e uma via externa que encaminha sensações, percepções e ações para intervir na convivência com os outros indivíduos, no ambiente social.
Identificado, o estudante passa a fazer parte do CEDET e inicia o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para que possam ser atendidos em suas reais necessidades através de uma rede de influências vivenciadas informalmente com pessoas brilhantes (voluntários) captadas na comunidade, que possibilite aos estudantes dotados e talentosos por meio de atividades de complementação e suplementação desenvolver suas potencialidades.
Prefeitura Municipal de Assis Paço Municipal “Profª Judith de Oliveira Garcez” SECRETARIA DA EDUCAÇÃO O Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento – CEDET/Assis funciona nos períodos manhã e tarde, atende 390 estudantes em desenvolvimento de Plano Individual no contraturno escolar e 360 estudantes em Observação Direta. Em conformidade com a metodologia “Caminhos para o Desenvolvimento do Potencial e Talento” que compreende três áreas de enriquecimento:
I. A área de Comunicação, Organização e Humanidades que tem como objetivo promover experiências ligadas à vida e as inter-relações humanas, grupos e associações, comunicação e vivência comum.
II. A área de Ciência, Investigação e Tecnologia, que tem como objetivo abrir para a criança o mundo do conhecimento científico, das relações do homem com seu ambiente, e das formas pelas quais se podem conhecer e pensar o mundo que nos rodeia, de forma organizada e racional.
III. A área de Criatividade, Habilidades e Expressão, cujo objetivo é desenvolver a dimensão dos sentimentos, apreciação da beleza, relação com o próprio corpo, estímulo à habilidade, autocontrole e convívio orientado para metas comuns, como em esportes ou teatro. O quadro de profissionais é composto por professores denominados facilitadores, de diferentes áreas de conhecimento, atualmente conta com 03 PEBI- 30h, 03 - PEBII Educação Especial e 02 - PEBII Inglês.
O Centro possui uma rede de voluntariado composta de profissionais liberais de diferentes setores, instituições de ensino superior, empresas, clubes de serviços, etc. O CEDET dispõe de regimento e projeto pedagógico próprio. Recebe apoio da ASPAT (Associação de Pais e Amigos de Apoio ao Talento) órgão que efetiva a participação da família e da comunidade e assessora o CEDET na captação de recursos e de voluntários.
O Centro estabelece parceria com a FEMA, UNESP Assis e diversas empresas e clube de serviços da cidade. Os últimos dados coletados apontam que frequentam o Centro 750 crianças e jovens, que passaram pelo processo de identificação pautado na metodologia do CEDET, observação direta e observação assistida, e participam de diferentes atividades conforme previsto em seu plano.